Acreditamos que somente a atenção integral e integrada é capaz de proporcionar uma reabilitação eficiente.

 

Fisioterapia Neurofuncional:
Como funciona o tratamento

O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado sistema do nosso organismo, responsável pelo controle e funcionamento de todo nosso corpo, dessa forma, quando alguma doença o atinge, o indivíduo pode sofrer limitações de várias funções. Contudo este mesmo sistema nervoso é extremamente flexível e adaptável, o que pode permitir uma recuperação bastante favorável da funcionalidade perdida.

 

Esta capacidade de recuperação chamamos de NEUROPLASTICIDADE. Porém, para  que este processo aconteça da forma mais adequada possível e na sua máxima potencialidade, deve haver a estimulação direcionada à recuperação das funções perdidas. Neste espectro a Reabilitação Neurofuncional estuda e desenvolve técnicas específicas para que a estimulação ao sistema nervoso atinja o potencial máximo do paciente, permitindo que as funções sejam recuperadas ou reabilitadas o mais breve possível. 

 

Diante disso, o processo de reabilitação do paciente neurológico exige uma abordagem multiprofissional e especializada, pois este indivíduo pode apresentar limitações funcionais que exijam cuidados de profissionais específicos, especialistas em suas áreas. Assim, cada profissional da equipe atua focado na sua especialidade, de forma direcionada e integrada com os demais profissionais, no intuito de oferecer o melhor cuidado e resultado ao paciente.  

 

 

fisio04.jpg
multiprofissionalismo.png
MultiprofissionalismoUma verdadeira seleção de experts.

 

A Neurotrat entende que para alcançar a máxima recuperação do paciente é preciso o apoio constante de outros profissionais da área da saúde. Isso aumenta muito as chances de sucesso do tratamento e é por isso que contamos com uma Equipe repleta de especialistas nas mais variadas áreas como Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Ortesistas, Cuidadores, além de parceiros no fornecimento de equipamentos de apoio.

 

 

 

 

Conheça um pouco das
técnicas que utilizamos
Cinesioterapia

 

Ferramenta do processo de reabilitação física através de exercícios personalizados e direcionados ao objetivo de cada paciente, proporcionando melhora na realização dos movimentos e por conseqüência independência nas atividades de vida diária (Cama elástica, prancha de equilíbrio, disco proprioceptivo, circuito, etc).

cinesioterapia.jpg
PNF Avançado (Método Kabat)

 

A técnica baseada num profundo estudo do corpo humano propõe exercícios que se assemelham aos movimentos empregados no esporte e nas atividades de vida diária, pessoal e profissional. Auxilia o indivíduo na reabilitação, exigindo do paciente maior aprendizagem motora, desempenho, flexibilidade e fortalecimento muscular.

 

kabat_edit.jpg
Bobath - Bola Suíça

 

É uma abordagem da reabilitação neurológica que tem como base a compreensão do desenvolvimento motor normal, utilizando todos os sentidos para facilitar os movimentos e as posturas adequadas que aumentam a qualidade das funções. O conceito do tratamento baseia-se nas aquisições motoras em sequência, proporcionando ganhos funcionais gradativos.

 

bobath_edit.jpg
Órtese Eletrônica - Walkaide

 

WalkAide é um dispositivo revolucionário que utiliza a estimulação elétrica funcional (FES) para melhorar a capacidade de andar das pessoas que apresentam sequela motora no pé ou não o movimentam. O WalkAide também é utilizada como uma ferramenta no processo de Reabilitação Neurológica por fisioterapeutas.

Encontre funcionalidade, maior eficácia que as órteses convencionais, praticidade e discriçao em um só equipamento.

 

walkaide_edit.jpg
Reabilitação Virtual

 

É uma ferramenta que utiliza recursos visuais (Nintendo Wii ou Microsoft Xbox), para proporcionar aos pacientes maior realidade na reabilitação motora, equilíbrio e coordenação. Possibilita uma interação de maneira mais dinâmica e lúdica, proporcionando retorno sensorial e motor mais rápido.

reab_virtual.jpg
RPG (Reeducação Postural Global)

 

A Reeducação Postural Global promove melhor alinhamento postural do paciente, proporcionando organização corporal ideal para as ações musculares. Possibilita maior harmonia da postura, equilíbrio, capacidade respiratória e controle sobre os movimentos voluntários.

rpg_edit.jpg
Kinesio Taping

 

Através da aplicação de uma bandagem elástica sobre a pele, é possível gerar uma facilitação dos movimentos, melhorando a ação de músculos fracos, aliviando a rigidez, proporcionando a diminuição da dor e do edema.

 

 

kinesio_taping.jpg
Eletroterapia - Estimulação elétrica

 

Através de correntes elétricas controladas (Corrente Aussie, Corrente Russa, TENS, FES e Ultra-som) em aparelhos específicos, o Fisioterapeuta pode promover ganho de força, diminuição de tônus, trofismo muscular e também aliviar a dor de qualquer natureza.

eletroterapia_edit.jpg
Mobilização Neural

 

Utilizada para devolver e/ou manter a extensibilidade do Sistema Nervoso Periférico (nervos), repercutindo sobre o Sistema Nervoso Central, esta técnica possibilita uma melhor função neural o que repercute em movimentos mais coordenados, maior amplitude de movimento e tratamento de dores provenientes de alterações no sistema nervoso e nos tecidos relacionados a eles.

 

mob_neural_edit.jpg
Terapia por Contenção Induzida

 

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação, desenvolvida para aumentar o uso do membro superior acometido de pacientes, vítimas de doenças neurológicas.

 

 

 

tep_cont_ind.jpg
Prancha Ortostática

 

O uso da prancha ortostática como recurso no tratamento fisioterapeutico utiliza a gravidade para proporcionar melhor funcionamento sistêmico. É indicado para readaptar os pacientes à posição vertical quando o mesmo é incapaz de manter esta postura sozinho ou até mesmo com considerável assistência, contribuindo efetivamente para melhor funcionamento fisiológico, psicológico e social.

 

orthostatic board.jpg
Esteira com Suporte Parcial de Peso

 

É um sistema que reduz a força  a ação gravitacional e de suspensão. É utilizado como uma alternativa para reabilitação funcional diminuindo sobrecarga em membros inferiores, possibilitando  e facilitando marcha de pacientes dependentes funcionais.

 

esteira.jpg
Terapia Vestibular

 

Especialidade da Fisioterapia que avalia e trata disfunções vestibulares, ou seja, problemas nas funções dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio corporal, como labirinto e olhos, através de exercícios específicos que visam melhorar sintomas de vertigem e instabilidade postural.

 

 

 

vestibular.jpg
Terapia do Espelho (TE)

 

É uma intervenção terapêutica aplicada com o auxílio de um espelho que reflete a movimentação com o membro sadio, criando a "ilusão" para o cérebro de que o movimento está sendo realizado com o membro comprometido. Este estímulo promove reação da área cerebral lesionada, proporcionando assim melhor resposta de controle voluntário do membro comprometido.

 

 

 

espelho.jpg